segunda-feira, 7 de maio de 2012

Candidato Socialista é o novo presidente da frança



"Serei o presidente de todos os franceses", diz Hollande após vitória na França


Em seu primeiro discurso como novo presidente da França, o socialista François Hollande agradeceu a confiança dos eleitores que o elegeram o novo presidente francês, derrotando Nicolas Sarkozy, e disse que o país "escolheu a mudança". "A mudança começa agora", declarou ele, afirmando que será "o presidente de todos os franceses".

Durante o discurso, feito em Tulle, na França, para centenas de partidários, ele reforçou o compromisso com algumas de suas principais promessas durante a campanha.
"Acesso aos serviços de saúde, igualdade, priorizar a educação serão meus compromissos, além de mudanças ecológicas que precisamos realizar. Precisamos liderar a  Europa para o futuro", declarou Hollande, que ainda prometeu amenizar as impopulares medidas de austeridade impostas para conter os efeitos da crise econômica.
Durante a campanha, Hollande defendeu medidas para promover o crescimento no atual tratado de austeridade fiscal acertado por 25 dos 27 países da União Europeia, mas no discurso desta noite confirmou seu compromisso com "a redução do déficit e da dívida", com uma "recuperação de nossa capacidade de produção" para sair da crise.
"As pessoas esperam por esse momento há anos, outros, mais jovem, não viveram épocas como essa. Muitas pessoas tiveram muitas decepções, e eu me sinto feliz em poder trazer esperança", declarou Hollande.
Sobre o adversário, que buscava a reeleição, Hollande agradeceu Sarkozy por governar o país com "devoção". “Aos que não me deram seu voto, que saibam que eu respeito suas convicções e que serei o presidente de todos. Esta noite não há duas Franças que se enfrentam. Há apenas uma França, uma nação reunida no mesmo destino. Cada um e cada uma terão igualdade de direitos e de deveres”, disse.
O socialista disse ainda que "o dia 6 de maio deve ser um grande dia para o país, um novo começo para a Europa, uma nova esperança para o mundo".
Hollande terminou seu discurso dizendo que "o sonho francês chama-se simplesmente progresso", e que ele, em suas palavras, sempre foi um homem de esquerda.

Candidato socialista François Hollande chega ao local para fazer discurso da vitória em Tulle, no sudoeste da França. Hollande derrotou o atual presidente e candidato à reeleição, Nicolas Sarkozy, no segundo turno das eleições presidenciais neste domingo Fred Dufour/AFP
Após o fechamento dos colégios eleitorais, às 20h (15h no horário de Brasília), diferentes institutos confirmavam a vitória de Hollande. Segundo o instituto CSA, o socialista obteve 51,8% dos votos, para o Ipsos 51,9% dos votos e para o TNS Sofres, 52%.
Hollande será o segundo presidente socialista eleito no país e traz a esquerda de volta ao poder após um hiato de 17 anos. Antes dele, o primeiro socialista eleito presidente foi o francês François Mitterrand.
Dados preliminares do Ministério do Interior francês mostram que a participação dos eleitores superou 78%, um pouco acima do comparecimento do primeiro turno, que fora de cerca de 70,59%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião, sugestão ou critica é muito importante!