A promessa da atual administração de implantar o programa Um computador por aluno nas escolas municipais de Montes Claros ainda não saiu do papel, conforme mostra reportagem de O Norte. Nem mesmo o estudante Moisés Francisco, de 13 anos, que aparece no outdoor como garoto propaganda do projeto, recebeu o computador.
Morador do bairro Ciro dos Anjos, Moisés é estudante da 5ª série da Escola Estadual Mestra Fininha. Ele foi escolhido aleatoriamente entre o final do ano passado e início deste ano para participar de propaganda da prefeitura. Ele lembra que no início achou a ideia bastante interessante, já que ele e os demais colegas da escola iriam ter uma ferramenta a mais para estudar. Quatro meses depois, ele ainda tem esperança de ter um computador.
-Tenho vontade sim, de ter um computador para estudar, pesquisar e utilizá-lo para muitas coisas na escola. Meus colegas sempre me perguntam quando os computadores vão chegar e eu respondo que não sei. Mas, tomara que a gente não se canse de esperar, disse o menino.
A avó e mãe de criação do garoto, Elvira Francisca da Costa, de 58 anos, disse que o neto ficou muito empolgado na época da propaganda e achou que a escola seria a primeira a ser beneficiada.
Sobre o número de professores que utilizavam computador em sala de aula, o garoto foi enfático.
-Oh, tenho as disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia, inglês e educação religiosa. Até hoje, eu só vi o professor de educação religiosa com notebook e eu acho que ele comprou com o dinheiro dele. Nossos professores ainda não receberam computadores, disse.
O diretor da Escola Estadual Mestra Fininha, José Maria Martins, confirmou que os cerca de 700 alunos ainda não receberam as máquinas. Mas garantiu que 80% dos professores já receberam o computador para trabalhar em sala de aula. Segundo Martins, muitos docentes estão sendo capacitados e por isso ainda não estão utilizando as máquinas.
-A Secretaria da Educação ficou de entregar os computadores para os alunos até o final deste mês e início do mês seguinte. Enquanto isso, está capacitando os professores. Segundo a Secretaria de Educação, os computadores já foram comprados. O que falta é aquisição do carrinho, equipamento que será usado para guardar os laptops, explicou.
De acordo com o diretor, a previsão é de que a escola receba 300 computadores, para atender alunos no turno da manhã (350) e a tarde (350).
-Os laptops não serão levados para a casa, nem pelos professores, nem pelos alunos. São de patrimônio da prefeitura. A expectativa é de que os computadores atendam os alunos no segundo semestre.
No mês passado, notícia divulgada pela atual administração em jornais locais, dava conta de que a partir do dia 16 de março, todas as escolas municipais (26) e 12 escolas rurais teriam computadores para professores e alunos trabalharem em sala de aula, um total de 5.900 laptops. A prefeitura chegou a realizar lançamento do programa, na Escola Normal. Na ocasião, a secretaria de educação informou que o município investiu cerca de 3 milhões de reais na infraestrutura tecnológica e 2 milhões e 60 mil reais na compra dos computadores.
Os outdoors com a propaganda do Programa Um computador por aluno podem ser encontrados em diversos pontos da cidade, entre eles na avenida José Correia Machado, já os computadores ainda não chegaram às escolas!